segunda-feira, 28 de maio de 2007

28 de maio de 2007


Na aula de hoje a professora Maria Bonilla nos concedeu para elaborarmos em grupo o seminário que será apresentado no dia 11/06/07. Vários foram os sub temas discutidos pelo meu grupo para apresentarmos o mesmo, entre eles:
Educação a Distância
Comunicação na Internet
A internet na educação continuada
Projetos de Internet na educação presencial
Pesquisa na internet
políticas publicas da utilização da internet na educação

Baseado nestes sub temas também foram discutidos prováveis temas para a elaboração do artigo que será entregue na conclusão da disciplina edc287/2007.1.

III Semana de Software Livre FACED 22/05/07 à 25/05/07


Tive a oportunidade de participar do quarto dia (25/05/07) da III Semana de Software Livre na FACED, iniciamos o dia assistindo uma transmissão ao vivo do auditório de Irecê onde também estava ocorrendo a I Semana de Software Livre onde se discutiam a importância das tecnologias digitais nas comunidades, principalmente a utilização dos mesmos nas escolas como parte do aprendizado dos alunos como, as escolas se comunicarem em rede,os alunos fazerem parte de grupos de discussões, entre outros.
Tivemos uma apresentação em slide do Projeto Tabuleiro Digital um projeto da FACED que facilita o acesso as novas tecnologias aos alunos da própria instituição e da comunidade local, onde foi apresentado dois espaços onde já existe o projeto e suas políticas de utilização do mesmo.
Também discutimos a importância não só do acesso a essas novas tecnologias mas, a liberdade de escolha,desenvolvimento, pesquisa e interação com a sociedade no meio tecnológico. A professora Maria Helena Bonilla fala sobre a dinâmica dos tabuleiros digitais e sua real importância, enfatiza e parabeniza o grupo de Irecê pelo bom desenvolvimento do projeto em sua região, entendendo os espaços digitais como lugar de interação,onde a comunicação é forma de aprendizado exemplos: orkut, msn e jogos virtuais.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Aula de 26 de Fevereiro de 2007

Aula Inaugural

Primeira aula de edc287 para turma 2007.1 na faculdade de Educação, com a professora Maria Helena Bonilla. Fizemos um passeio pela faculdade, onde conhecemos salas vinculadas às tecnologias da Educação, como sala da Radio UFBA, TV UFBA e salas de computadores, para que os alunos da FACED tenham mas acesso as novas tecnologias, também podemos conhecer o projecto tabuleiro digital, um projecto lindo onde atende não só a alunos da universidade, mas toda a comunidade local.
Tivemos acesso ao programa http://www.moodle.ufba.br ,
Ambiente virtual para cursos à distância e apoio a cursos
presencias na UFBA. Este programa nos permite fazer
parte de listas de discussões, salas de bate papo, fazer
pesquisas, entre outros.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Aula 14 de Maio de 2007

Hoje demos continuação a aula do dia 08/05/07, onde discutimos temas ligados a cibercultura como, o que são comunidades virtuais? Comparamos e redefinimos palavras como virtual, atual e real. Debatemos o termo “Simulação,” suas características, exemplos e opiniões. Ainda dando continuação a aula discutimos realidade virtual, uma pesquisa feita por Verônica, aluna da disciplina edc287 da turma de terça-feira, onde ela define, e expõe várias opiniões segundo alguns autores. Tivemos oportunidade de conceituar a palavra Digital, o que é um portal? Sua diferença em relação a um Site, também discutindo o termo Interatividade e a sua relação com o termo interação e finalizamos as discussões com a seguinte interrogação que é navegação?

segunda-feira, 7 de maio de 2007

CIBERCULTURA


Di acordo com a enciclopédia livre,Wikipédia. Cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo.

Segundo a Escola Net (educação continuada), para Lévy, a essência da cibercultura é paradoxal, na medida em que a Internet é uma universalidade desprovida de um significado central, um verdadeiro sistema caótico global, o "universal sem totalidade". Nesse sentido, o autor nos remete à idéia de "segundo dilúvio", originalmente concebida por Roy Ascott, que consiste em um paralelo entre a atual explosão de informações, possível graças ao enorme desenvolvimento das telecomunicações (incluindo a Internet), e o dilúvio bíblico. Perante a Internet, como Noé, nos sentimos à deriva em um mar informacional,sem saber que informações essenciais deveríamos salvar em nossa arca. No entanto, esse segundo dilúvio nunca cessará, como o primeiro. A arca jamais pousará
no Monte Ararat; não há fundo sólido sob o oceano das informações...

Carlos Magno Mendonça,Mestre em Comunicação Social (UFMG) faz uma primeira reflexão sobre a cibercultura a partir de Lévy, afirmando que:

"A hipótese que levanto é a de que a cibercultura leva a co-presença das mensagens de volta a seu contexto como ocorria nas sociedades orais, mas em outras escala, em uma órbita completamente diferente. A nova universalidade não depende mais da auto-suficiência dos textos, de uma fixação e de uma independência das significações. Ela se constrói e se estende por meio da interconexão das mensagens entre si, por meio de sua vinculação permanente com as comunidades virtuais em criação, que lhe dão sentidos variados em uma renovação permanente. ( Lévy, apud Mendonça.1997)

De acordo com, Arturo Escobar (Escobar, 1994),  cibercultura tem como pano de fundo as novíssimas tecnologias, em especial as relacionadas à comunicação digital, à realidade virtual e à biotecnologia. 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.http://www.naya.org.ar/congreso2000/ponencias/Carlos_Magno_Mendonca.htm

Trabalho apresentado no GT "Nuevos mapas culturales: Cyber espacio y tecnologia de la virtualidad", na II Reunión de Antropologia del Mercosur, Piriápolis, Uruguai, de 11 a 14 de novembro de 1997.http://www.escolanet.com.br/levy/cibercult.html