segunda-feira, 7 de maio de 2007

CIBERCULTURA


Di acordo com a enciclopédia livre,Wikipédia. Cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo.

Segundo a Escola Net (educação continuada), para Lévy, a essência da cibercultura é paradoxal, na medida em que a Internet é uma universalidade desprovida de um significado central, um verdadeiro sistema caótico global, o "universal sem totalidade". Nesse sentido, o autor nos remete à idéia de "segundo dilúvio", originalmente concebida por Roy Ascott, que consiste em um paralelo entre a atual explosão de informações, possível graças ao enorme desenvolvimento das telecomunicações (incluindo a Internet), e o dilúvio bíblico. Perante a Internet, como Noé, nos sentimos à deriva em um mar informacional,sem saber que informações essenciais deveríamos salvar em nossa arca. No entanto, esse segundo dilúvio nunca cessará, como o primeiro. A arca jamais pousará
no Monte Ararat; não há fundo sólido sob o oceano das informações...

Carlos Magno Mendonça,Mestre em Comunicação Social (UFMG) faz uma primeira reflexão sobre a cibercultura a partir de Lévy, afirmando que:

"A hipótese que levanto é a de que a cibercultura leva a co-presença das mensagens de volta a seu contexto como ocorria nas sociedades orais, mas em outras escala, em uma órbita completamente diferente. A nova universalidade não depende mais da auto-suficiência dos textos, de uma fixação e de uma independência das significações. Ela se constrói e se estende por meio da interconexão das mensagens entre si, por meio de sua vinculação permanente com as comunidades virtuais em criação, que lhe dão sentidos variados em uma renovação permanente. ( Lévy, apud Mendonça.1997)

De acordo com, Arturo Escobar (Escobar, 1994),  cibercultura tem como pano de fundo as novíssimas tecnologias, em especial as relacionadas à comunicação digital, à realidade virtual e à biotecnologia. 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.http://www.naya.org.ar/congreso2000/ponencias/Carlos_Magno_Mendonca.htm

Trabalho apresentado no GT "Nuevos mapas culturales: Cyber espacio y tecnologia de la virtualidad", na II Reunión de Antropologia del Mercosur, Piriápolis, Uruguai, de 11 a 14 de novembro de 1997.http://www.escolanet.com.br/levy/cibercult.html



Um comentário:

Unknown disse...

olá colega lembra que pegou geo comigo sou eu silvana, por coincidencia quando aprof deu essa aula eu nao tava na sala e pesquisei sobre cibercultura e consegui ter uma visao um pouco mais ampla da coisa.Pois agora que me rendi de vez as comunidades virtuaissei que o que li sobre o tema é verdade.